Proposta
A perda auditiva está entre as deficiências mais frequentes que afetam a qualidade de vida, principalmente dos idosos. Em março de 2018 a Organização Mundial da Saúde declarou que há em torno de 466 milhões de indivíduos no mundo com perda auditiva, sendo que desses 432 milhões são adultos.

Uma das alternativas mais utilizadas atualmente para reabilitar a perda auditiva é o uso de aparelhos auditivos.

O período inicial de adaptação nem sempre é fácil. Exige certo conhecimento do paciente sobre os aparelhos auditivos e compreensão sobre a dificuldade para ouvir e entender.

O objetivo deste serviço é fornecer informações e material de orientação baseados em evidências cientificas para você poder usufruir do seu aparelho auditivo da melhor maneira possível. Aqui você encontrará vídeos e textos que te ensinam como cuidar, limpar, trocar a pilha do aparelho e como conectar com celular. Há também um questionário para a auto avaliação do benefício e satisfação em relação aos aparelhos auditivos que você está usando.

Acompanhar e monitorar o desempenho do usuário é fundamental para garantir o sucesso do processo de reabilitação auditiva. Um paciente satisfeito não deixará de fazer uso dos aparelhos auditivos.

Todo o material foi desenvolvido a partir de estudos científicos dentro de um projeto de Mestrado em Saúde da Comunicação Humana na Faculdade de Ciências da Santa Casa de São Paulo

Que tal começar conhecendo sobre os sons da fala em relação à nossa audição?

audiograma com a banana da fala, desenvolvidos por Soares e Almeida